A scooter Honda X-ADV foi um sucesso surpreendente. Desde o seu lançamento em 2017, mais de 7500 unidades foram vendidas em toda a Europa. Seu visual moderno, praticidade e economia de combustível o tornaram uma escolha popular para todos os tipos de motociclistas que procuram um meio de transporte para fazer qualquer coisa que seja um pouco diferente.
Apesar de pesar 238 kg, a scooter se comporta bem com características de manuseio neutras e equilibradas, tornando o trabalho leve em curvas rápidas. Na verdade, o X-ADV era incrivelmente fácil de pilotar pelas estradas montanhosas estreitas e sinuosas da Sardenha.
O X-ADV é baseado no Integra da Honda, usando o mesmo motor bicilíndrico paralelo de 745 cc também encontrado na série NC. Como resultado, o X-ADV produz 53 cv e usa o sistema de transmissão de embreagem dupla (DCT) da Honda. Existem dois modos; Dirigir e Esporte. O Drive oferece potência previsível e suave, enquanto o modo Sport aprimora a resposta do acelerador e mantém as marchas por mais tempo antes de mudar. Além desses dois modos, você também pode selecionar as marchas manualmente usando dois botões no guidão esquerdo. Você pode fazer isso com a moto no modo automático ou manual, embora no modo manual eu me encontre constantemente pressionando o limitador de rotações devido ao curto intervalo de rotações do X-ADV. Parecia muito mais natural manter a moto no modo automático e apertar os botões de mudança de marcha sempre que eu achava necessário. o motor não o surpreende, mas oferece aceleração rápida e é divertido disparar nas curvas.
A Honda tem uma reputação lendária de confiabilidade e a linha de motores NC é incrivelmente subestimada, então não podemos imaginar que haverá problemas de confiabilidade com o X-ADV.
Não há como fugir do fato de que o Honda X-ADV é um kit caro, mas não é mais caro do que a competição de maxi-scooter e tem uma camada extra de diversão em comparação com a maioria deles. Por £ 9.599, quando lançada, estava firmemente no território de motos de aventura 'adequadas', como a BMW F800GS e a Suzuki V-Strom 1000, embora na realidade a X-ADV da Honda seja uma proposta muito diferente de qualquer moto de aventura. Com economia reivindicada de mais de 75mpg, é certamente frugal, apesar de oferecer bom desempenho. Com seu tanque de combustível de 13 litros, tem um alcance teórico de mais de 200 milhas. Os modelos 2018 vêm em cinco cores diferentes – Matt Bullet Silver, Matt Pearl Glare White, Grand Prix Red, Candy Chromosphere Red e Digital Silver Metallic. Todos custam £ 9.959.
ABS é padrão, mas não há controle de tração no X-ADV. A tela é ajustável, embora complicada de operar em movimento. Você pode colocar um capacete integral embaixo do assento, e os protetores de mão serão uma adição bem-vinda no inverno, além de parecerem legais. O enorme traço é fácil de ler e fornece muitas informações.