Embora não tenha sido planejado originalmente para chegar às costas britânicas, o CFMoto 700CL-X Adventure de £ 7349 agora chegará aos showrooms do Reino Unido em março de 2023 - sentado ao lado dos pré-existentes Sport e Heritage naked como um dual prático e fácil de pilotar. misturador de propósito. Construídas na China na fábrica da CFMoto em Hangzhou, as motos da gama passam a ser distribuídas no Reino Unido pela empresa-mãe da KTM, a Pierer Mobility, numa parceria iniciada em 2013. A CFMoto vai agora produzir também a gama 790 Adventure para a marca austríaca, na China . O novo CL-X pode dizer aventura no folheto, mas é improvável que seja sua escolha para passeios sérios em todo o terreno. Em vez disso, é um gêmeo confortável, educado e quase retrô que provavelmente levantaria um sorriso em uma trilha de cascalho empoeirada, mas ficaria sem distância ao solo em algo mais sério.
Simples e fácil são as duas melhores palavras que posso usar para descrever melhor o manuseio do CFMoto 700CL-X Adventure. Empurre as barras largas e ele gira sem problemas - como se Ronseal fizesse a geometria do chassi. Não é uma direção preguiçosa ou muito abrupta, mas uma descamação suave e previsível na curva e uma compostura sólida por toda parte. Eu peso cerca de 10 pedras e, embora os garfos invertidos ajustáveis de 41 mm e o choque único sejam macios para mim, ele não se amarra em nós ou mergulha pesadamente na frenagem. Os pilotos mais pesados podem pensar de forma diferente, no entanto, o ajuste total na frente e as alterações de pré-carga e rebote disponíveis na extremidade traseira devem ajudar a neutralizar isso. Em vez disso, esse squidge adicional das molas funciona em conjunto com o assento confortável para absorver qualquer energia de sulcos e saliências no asfalto – deixando você para continuar com o importante trabalho de se divertir.
O motor de licença A2 de 693 cc da CFMoto é fácil de lidar e não é ameaçador. Baseado no antigo motor Kawasaki ER6, mas agora com diâmetro e curso aumentados de 83x64mm para trazê-lo para 693cc, ele dá um abraço caloroso aos pilotos novatos e permite que os mais avançados extraiam cada pedaço em velocidades razoáveis. Alimentado por um pequeno tanque de combustível de 13 litros aninhado entre os joelhos, ele gera um latido de cascalho que lembra, sem surpresa, o Ninja 650 e o Z650 da Kawasaki. Apesar de girar livremente, é mais feliz sentar no meio da faixa de RPM - começando a sentir um pouco de falta de ar no topo. Mantenha-o fervendo entre 6.000 e 9.500 rpm e ficará dourado, produzindo um ótimo ruído de indução e uma ampla onda de potência para carregar seus 203 kg de peso úmido. É também o melhor abastecido de todas as opções CL-X, com o Sport ao qual também tivemos acesso neste teste surgindo agressivamente no meio das rotações como uma espécie de sistema VTEC oculto que tornava desnecessariamente difícil negociar curvas apertadas.
É difícil dizer com certeza o quão confiável o CL-X Adventure será ao longo do tempo, mas será vendido no Reino Unido com uma garantia de quatro anos caso algo dê errado, com todas as peças de reposição agora armazenadas na sede da KTM em Mattighofen. . Há uma revisão dos proprietários em nossa página 700CL-X Heritage, que compartilha o mesmo chassi e motor, e eles pontuam a moto com cinco estrelas de cinco nesta categoria, alegando nenhum problema em cerca de 9.320 milhas (15.000 km) de uso.
Com um preço de £ 7.349 e disponível com garantia de revendedor de quatro anos, o 700CL-X Adventure representa uma boa relação custo / benefício. É bem construído, tem um conjunto impressionante de eletrônicos e apresenta toques premium, como um conjunto de pneus Pirelli Scorpion Rally STR para diferenciá-lo de alguns de seus rivais. Sendo um gêmeo paralelo de tamanho médio, os rivais do CL-X podem ser vistos como quase sem fim, mas o trio mais próximo inclui a linha Moto Morini Seiemmezzo (também construída na China), a Yamaha XSR700 e a Scrambler de menor especificação da Ducati, a Icon. Os Morinis começam em torno de £ 7.000 e têm o benefício adicional de um painel TFT colorido. O motor de dois cilindros também é baseado no ER6 da Kawasaki, mas recebe menos 9 cv. A Yamaha custa £ 8.250, mas se beneficia de uma rede de revendedores mais forte, mais potência e confiabilidade comprovada. A Ducati £ 9995 é a mais cara e possui um motor V-twin, juntamente com o ABS nas curvas e um painel TFT.
Você ganha muito dinheiro com o Adventure, com vários recursos para diferenciá-lo do restante da linha 700CL-X. Isso inclui a tela frontal transparente, que envolve o farol de LED circular e mantém o vento longe de seus ombros e cabeça, minimizando a fadiga em longas viagens em rodovias. Há também um robusto corrimão para o passageiro da garupa e racks para prender a bagagem quando você for embora. A única decepção é a tela LCD circular, que parece um pouco antiquada neste mundo moderno de telas TFT. É fácil ler o mostrador principal e ajuda a manter os custos baixos, no entanto, as pequenas luzes de advertência ao redor da borda da unidade podem ser facilmente perdidas na luz solar.