SYM JET X 125 (2021 - on) Análise

Avaliação geral (4/5)

A Sym Jet X 125 é uma scooter taiwanesa que combina com seus rivais japoneses e europeus 125 em tecnologia, estilo, desempenho e sofisticação, mas com um preço difícil de resistir. O novo motor de 4V com injeção de combustível e refrigeração líquida do modelo 2023 (para Sym) marca todas as caixas Euro5 e oferece o tipo de desempenho que você esperaria de uma scooter desse tamanho. Mas a ignição sem chave, as luzes totalmente LED e um display de instrumentos digital elegante alinham o Jet X com alternativas indiscutivelmente mais desejáveis da Honda, Yamaha, Aprilia e outras.

Qualidade de condução e freios (3/5)

O Sym Jet X funciona com rodas fundidas de 14 polegadas, de modo que sua direção e curva são rápidas e leves, mas sem serem instáveis - a preservação de alguns pesos leves com rodas menores. A suspensão não ajustável é básica (garfos telescópicos de 30 mm estilo motocicleta na frente, amortecedores duplos na traseira) e adequada na maioria das circunstâncias. A qualidade do passeio é confortável, principalmente até o assento profundo que é compatível com garupa, mas grandes buracos e solavancos podem sobrecarregar rapidamente o amortecimento e prejudicar drasticamente o conforto do piloto. Ventos laterais fortes podem ser um problema em estradas abertas devido à área de superfície da carroceria e à modesta massa de 135 kg da moto.

Motor (4/5)

O Jet X está equipado com o motor mais limpo da Sym, com injeção de combustível, refrigeração líquida e cabeçote SOHC de quatro válvulas. A potência de saída de 13bhp a 8000rpm (3bhp a mais no motor 125 refrigerado a ar da Sym) equivale a uma velocidade máxima de cerca de 70 mph, dependendo do tamanho / peso e condições do piloto. É mais rápido do que rápido, mas o Jet X pode facilmente manter o tráfego sob controle até 30-40 mph, por isso é divertido e eficaz na cidade.

Confiabilidade e qualidade de construção (4/5)

O Sym pode ser mais barato do que muitos de seus principais rivais (a scooter Forza 125 da Honda custa £ 1.650 a mais), mas o Jet X não parece barato. Na verdade, ele tem uma sensação e qualidade de construção mais do que capaz de enfrentar os rivais japoneses e europeus. Os toques de carbono falso ao longo dos relógios combinam com o estilo esportivo da moto e o visual Ducati Panigale dos faróis está longe de ser uma coincidência. Sem bandeiras vermelhas em termos de confiabilidade. O Jet X vem com garantia de dois anos; os serviços menores são a cada 3.000 milhas, os principais a cada 12.000.

Valor x rivais (5/5)

Parte do principal apelo do Jet X é como ele é fácil de carregar. O HP está disponível por 60 meses, após um depósito de £ 299, por £ 65 por mês. O seguro é do grupo 6. E se você não conseguir percorrer pelo menos 120 milhas com o tanque de 7,5 litros, deve estar andando por toda parte. O principal rival japonês é o Honda Forza 125, enquanto a competição europeia vem do excelente mas mais caro SR GT 125 da Aprilia. Você também pode considerar o NMax da Yamaha, embora não tenha o mesmo nível de estilo dos outros aqui, é mais barato.

Equipamento (4/5)

Há muito o que gostar em termos de equipamento no Sym Jet X. Os instrumentos digitais são claros, fáceis de ler e fornecem tudo o que você precisa saber sobre uma scooter 125 - velocidade, rpm, autonomia de combustível, tempo, quilometragem. As luzes de LED (luzes traseiras e indicadores também são de LED) são brilhantes o suficiente para garantir que você seja visto por outros usuários da estrada, além de escolher a estrada à frente. O armazenamento é uma decepção, no entanto. Há espaço suficiente sob o assento para uma tampa frontal completa, mas quase nada mais, e o único outro armazenamento é um pequeno cubículo nas proteções das pernas que é grande o suficiente apenas para um telefone ou impermeáveis leves.